blog-post-frequencia-ideal

Qual a frequência ideal de exercícios estruturados na semana?

De início, pode-se afirmar que a frequência ideal para a prática de exercícios físicos, durante a semana, depende dos seguintes fatores: sua necessidade, seu objetivo, sua saúde e – por fim – seu tempo disponível. Adriano Correia, professor de educação física e gestor do estúdio Base Viva, nos fala a respeito.

Acompanhe:

A princípio, ele nos questiona: “Qual a frequência ideal para a prática de exercícios físicos?”. Segundo Adriano, do ponto de vista técnico e funcional, ele afirma que “quanto mais exercícios físicos forem feitos, durante a semana, melhor”. Porém, a grande maioria das pessoas, diz não ter tempo para tal.

Nesse sentido, as pesquisas realizadas atualmente tratam o tema de forma diferente, e tentam entendê-lo, através da seguinte indagação: “qual a dose mínima de atividade para obter-se resultado?” E, eis uma novidade: basta fazer exercícios físicos apenas uma vez por semana para gerar inúmeros benefícios à saúde, todos ligados à qualidade de vida e à saúde em geral!

Alinhamento: necessidade x expectativa

Porém, o profissinal nos lembra que é imprescindível alinhar sua necessidade com a sua expectativa pessoal.

foto-frequencia-ideal

Adiante, ele nos traz a informação de que o exercício físico, além de gerar resultados, tem a capacidade de nos tornar mais ativos fisicamente.

Adriano também tece comentários a respeito do gasto calórico que dispendemos ao longo do dia, ao nos movimentar-mos. E cita um conhencido índice dos profissinais da saúde, chamado NEAT (“non-exercise activity thermogenesis”, ou em bom português, atividade termogênica sem exercício), que representa o gasto calórico com a movimentação e a atividade fisíca motora realizada por alguém, além do exercício físico.

Benefícios

Ele também cita – de forma resumida – alguns dos benefícios da prática:

  • maior capacidade de movimentar-se ao longo do dia;
  • maior força muscular e maior disposição, ao movimentar-se, de maneira geral;
  • mais flexibilidade;
  • maior capacidade aeróbica (e consequentemente menor fadiga);
  • menos dor e ou desconforto corporal.
  • Logo depois, confira: Quais os benefícios do exercício físico para saúde?

Comece a fazer exercícios físicos

Enfim, Adriano nos traz a seguinte recomendação: “Comece a fazer exercícios físicos, na quantidade que você é capaz. E, para cada frequência, saiba que existe um programa, um roteiro adequado para tal. Procure por orientação profissional – logo no início – ao tentar engajar-se numa rotina de atividades físicas.”

Conte conosco!

E, nesse sentido, a Base Viva pode te ajudar! Afinal, é especialista na prescrição individualizada de treinamento físico. Entre em contato conosco, independente da sua disponibilidade de tempo.

Que tal começar experimentando uma aula gratuita? Estamos na rua São Lázaro, 500, em Jundiaí/SP. Entre em contato pelo WhatsApp (11) 95840-0061, ligue para (11) 4805-3965 ou mande um e-mail para contato@baseviva.com.br