blog-post-musculacao-3-motivos

Musculação: três motivos para você treinar seus músculos

foto-musculacao

Entenda melhor o que é de fato a musculação. Tecnicamente chamada de treinamento resistido,  significa que você – ao praticar musculação – sempre terá uma resistência externa a ser vencida por seus músculos.

Essa resistência pode ser expressa de várias formas: com peso corporal, com elástico, com molas, com pesos livres (halteres, barras e outros) e máquinas na musculação.

O treinamento resistido tem impacto direto em nosso sistema muscular, principalmente nos tendões e ligamentos; ossos também são estimulados, mas a contração muscular é o primeiro passo.

E os motivos pelos quais você deve fazer musculação são as adaptações que esse tecido (o músculo) tem, ao ser estimulado. Todas as suas funções são aprimoradas. Confira:

nro-01
Funções Endócrinas (Hormonais)
O músculo, quando estimulado, produz uma série de substâncias chamadas miocinas que desencadeiam fatores endócrinos que contribuem para o crescimento muscular e desenvolvimento de novas fibras musculares (Interlucina-6) e (TGF-β); também é responsável por regular a sobrevivência neuronal e a plasticidade (formação de novos neurônios) do sistema nervoso central (cérebro) e periférico (nervos) (Miostatina, Irisina e BDNF). Além disso, o músculo também estimula a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e melhora as respostas vasculares (FGF21 e VEGF).

nro-02
Funções Metabólicas

O músculo em contração estimula a insulina, através do déficit de glicose. Isso faz com que o músculo capte mais glicose e gordura da corrente sanguínea, a fim de produzir energia e promover a sua reparação.

nro-03
Funções Neurais e Neuronais

A contração muscular inicia-se através da resposta do fuso neuromuscular que, ao sentir tensão (qualquer resistência gera esse estímulo), envia uma resposta ao cérebro – via medula espinha -, criando sinapses e gerando uma “comunicação” com os moto neurônios no músculo, estimulando sua contração, com o objetivo de vencer essa resistência. Esse estímulo forma novas redes neuronais, que impactam a memória e também moto neurônios (mais ativos no músculo juntamente com novos moto neurônios) tornando, por fim, seus músculos mais fortes e potentes.

Referência:
Bajer B et al. Exercise associated hormonal signals as powerful determinants of an effective fat mass loss. ENDOCRINE REGULATIONS, Vol. 49, 151 – 163, 2015.