blog-post-personal-trainer

Personal Trainer: sua evolução e importância para a atividade física

Atualmente, com a evolução tecnológica, a necessidade da prática de exercícios físicos tornou-se fundamental para que se viva mais e melhor. Segundo a UNESCO, “a atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica”.  Nesse contexto, a Educação Física é essencial, e está formalmente associada à saúde, onde trabalhamos em conjunto com profissionais médicos.

Porém, para chegar até aqui, uma longa jornada foi trilhada. E ainda temos muito pela frente.

No século passado, a Educação Física era mais presente nos treinamentos militares. Nas escolas – com objetivos não ligados à saúde diretamente – passaram-se os anos após surgirem as primeiras academias no país (mais precisamente nos anos de 1914, pelo japonês Conde Koma, e Eneas Campello em 1925).

Na década de 80, houve um aumento imenso desse mercado, voltado à boa forma física, onde tínhamos atividades como ginástica aeróbica, musculação e aulas de artes marciais. Mas, o propósito final ainda não era a saúde, e sim as tendências corporais da época.

Nesse momento, a Educação Física começa a mudar. Temos uma linha mais científica, protagonizada por Broks (1981), e em 1987 surge o conceito de motricidade humana citado por Cunha (1987) que afirma  a  “ciência da compreensão e da explicação das condutas motoras, visando o estudo e constantes tendências da motricidade humana, em ordem ao desenvolvimento global do indivíduo e da sociedade e tendo como fundamento simultâneo o físico, o biológico e o antropológico”. Daí em diante, evoluímos muito como profissão e atualmente nossa área cresce exponencialmente no campo da pesquisa e das descobertas em torno do exercício físico. Isso tudo vem de encontro a novas necessidades que a humanidade demanda e deseja suprir agora. E, sem dúvida, a maior delas é a saúde.

Nunca, tantas doenças e problemas decorrentes da falta de movimento tornaram-se tão conhecidas. Os locais, equipamentos e acessórios para a prática de exercícios físicos aumentaram em número e evoluíram, visto a quantidade de parques para se exercitar, academias de ginástica, modalidades e também profissionais cada vez mais especializados tornaram-se essenciais para atender a população.

O profissional de Educação Física

 Segundo CONFEF (2002), o Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações (ginástica, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais), tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento físico corporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais e na compensação de distúrbios funcionais.

Nesse âmbito, temos o surgimento do Personal Trainer, ou treinador particular/profissional que é o “Professor de Educação Física, responsável pela elaboração, pela prescrição e pelo acompanhamento de um programa de atividades físicas, definido segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e aptidão física” Porto (2000).

O personal trainer

Com a popularização da Educação Física e sua reconhecida sua importância na vida das pessoas e na transformação social no âmbito da saúde e bem estar, evolui-se também a categoria de profissionais, tendo um maior número de alternativas para que o indivíduo/consumidor possa optar por aquele que melhor pode atendê-lo. Além disso, o Personal Trainer traz competências fundamentais que sustentam seus serviços, Atua de forma específica em cada uma de suas rotinas e procedimentos.

“O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs”.

O Personal Trainer tem como base de suas rotinas e procedimentos o Treinamento Desportivo, Preparação Física, Avaliação Física e a Orientação de Atividades Físicas todas pautadas pelas intervenções acima citadas e ainda podendo se ampliar para um contexto interdisciplinar trabalho em equipe com profissionais da mesma área e multidisciplinar trabalho em equipe com profissionais de outras áreas como médicos e nutricionistas (por exemplo) e o objetivo ou intervenção dessas rotinas esta em planejar e coordenar de forma ampla todos os métodos e estratégias que impactarão no resultado, seja ele o condicionamento físico voltado à saúde ou rendimento, e  – claro – mudar a maneira com que seus clientes (que na verdade são alunos) enxergam a importância na prática regular de exercícios físicos.

Atualmente o Personal Trainer pode realizar seu trabalho, em academias, parques, condomínios, por meios digitais ou em seu próprio espaço (Estúdio), aplicando os conhecimentos e habilidades acima citados além de trazer consigo mais conhecimentos que podem potencializar muito os resultados obtidos por seus clientes.

Acreditamos que com essa leitura você possa ter encontrado um caminho – ou alternativa – para iniciar uma nova fase em sua vida: dar um passo em direção a algo novo e quelhe  trará uma série de benefícios à sua saúde.